A ALMA É O SEGREDO DO NEGÓCIO

A ALMA É O SEGREDO DO NEGÓCIO

A ALMA É O SEGREDO DO NEGÓCIO!
O poder do alinhamento 360º na criação de uma grande Marca.
Como é que uma organização pode passar para um patamar mais consciente e uma cultura mais integrada e participativa? Estratégia, Colaboradores, Processos, Clientes

Precisamos começar pelo princípio: tudo começa na MARCA, na sua essência, a razão de existir e em como o Mundo se torna um lugar melhor pela sua actuação: Visão, Missão, Valores, Personalidade, Proposta de valor diferenciadora e a sua autenticidade. É necessário restabelecer a ordem certa de transformar ideias, sonhos em Marcas saudáveis e prosperas: “A Alma é o segredo do Negócio!”

A ABORDAGEM HOLÍSTICA EMPRESARIAL EM 3 ETAPAS:
1ª MARCA (Porquê?) , 2ª MARKETING (Como?) e 3ª VENDAS (O quê?)

A palavra holística foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa “todo” ou “inteiro”, há uma “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um “todo” que é maior do que a soma das suas partes”. Todas as etapas são de máxima importância e o sucesso de realização de cada uma é que permite o SUCESSO DO TODO.

As empresas na sua maioria ignora por completo a profundidade da 1ª etapa, alias tudo começa nos cursos de gestão e mesmo de Marketing que há anos permanecem “iguais”, limitam a MARCA apenas ao lado mais teórico de construção de logótipos e ficam por aí. Não admira que os actuais gestores confundam as áreas, a maioria não faz ideia do que é uma marca e em alguns casos é curioso ler a função “Vendas & Marketing”, a total inversão do processo.

TUDO COMEÇA NA MARCA
É aqui que reside a ALMA do negócio, a energia criativa que permite que todos os outros passos possam acontecer, é aqui que reside a mensagem que tem para dar ao mundo: a sua riqueza emocional e o motivo pelo qual se torna magnética e desperta nas pessoas o desejo de a ter ou fazer parte dela.

Quando Kotler fala do Marketing 3.0 que eu transformei em Marketing 4.0: refiro-me a esta natural evolução e integração de uma abordagem holística das pessoas: Colaboradores e Clientes: Corpo, Mente, Emoção e Espírito. Somos seres Emocionais antes de seremos Racionais = fazemos escolhas absolutamente inconscientes no nosso dia-a-dia, baseadas em mensagens subliminares, em padrões de comportamento individual e de grupo, movidos por seis necessidades básicas: segurança/ diversidade; significado/conexão; evolução/ contribuição. Simplificando para apenas uma: amor, a peça mais importante e que falta na gestão.

REDESCOBRIR E VALORIZAR A IDENTIDADE
As empresas que já existem, o convite é Humanizar: descobrir a sua essência, personalidade e com isso o seu conceito a sua diferenciação para além dos aspectos materiais como localização e decoração. É investir tempo para que este processo que facilito seja co-criado entre as pessoas que melhor conhecem as suas empresas e que o resultado final se traduza num plano integrado de 360º em formato Canvas para uma comunicação mais intuitiva, global e fácil de ser percebida por todos na empresa e isso passa para o mercado. O mesmo acontece para as novas Marcas que tão a nascer: precisam criar raízes fortes que sustentam um crescimento sólido e verdadeiro.

TODAS AS PEÇAS SÃO IMPORTANTES
Analisar o negócio integrando todas as partes que fazem parte dele, é vital. Respeitar a ordem pela qual cada uma delas têm um papel determinante na organização é crucial. Tudo começa por ter uma nova perspectiva e ganhar uma maior visão do presente e antecipar o futuro: Marca forte, Estratégia que visa implementar a visão, Colaboradores alinhados e que cumprem a missão, Processos que garantem a consistência e coerência e Clientes que se sentem valorizados e que fazem parte da Marca.

As grandes Marcas não aconteceram por acaso e sim porque todos os dias respeitam a sua cultura, são coerentes e consistentes nos serviços e produtos que nos fazem chegar. E todas elas começaram por ser apenas uma ideia.

Ana Cristina Guilherme
Ms.Brands to Publituris Hotelaria

Ana Cristina Guilherme

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.